Cidadãos do Infinito




Artigos
  • Voltar





15/01/2012
O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO
“Não a Minha, mas a Tua vontade se faça, ó PAI” - É esta a oração da redenção.


NO SOFRIMENTO - Sim, há tantos questionamentos...

É o portal que Nosso Senhor abre, para encontrarmos o caminho agraciado das nossas Comunidades de Vida e Oração. 

Sim... Há tantos questionamentos: “porque temos que sofrer tanto? Existe ainda uma justiça na terra? Porque Deus nos destinou uma vida tão pesada? O que nós temos a ver com isso- o que nós fizemos? Porque és tão cruel, DEUS? Tu dormes, porque não atende nossas súplicas, nossas lamentações? Estamos simplesmente expostos a tirania!”.

 

O PAI toma estes milhares e milhares de porquês e os guarda em Si. E como o melhor PAI de todos, dá a solução para todos estes tormentos: “PAI, não a Minha, mas a Tua vontade seja feita!”. Só nisto está a solução. DEUS sabe o teu caminho, a tua aflição, ELE dirige o teu destino sobre toda provação, no meio do grande plano do mundo para a tua vitória e também dos teus...

 

Nosso Senhor sabe da nossa covardia e fraqueza, do nosso respeito humano. Mas Ele vai conosco, quando nosso caminho é duro, com muitos sofrimentos, quando caminhamos amargos para a incerteza. Nosso Senhor não nos abandona! Seguremos firmemente em Suas Mãos, Mãos que nos redimiu, que não nos larga.

Junte toda sua força e caminha com ELE!

 

E se em noite escura te encontras, e te angustias. Onde, tu só escutas o uivar do vento, nada mais, e perguntas: Onde está o SENHOR? Então podes ouvi-LO te perguntar: “Tu queres deixar tudo agora e ainda só andar Comigo?”

 

Assustas então e pedes: “Meu Senhor e Meu Deus! Tu mesmo disseste: Pedireis e ser-vos-á dado! Não quero este caminho escuro, tão cheio de aflições e abandono. Não está nele a traição, as preces e preces não atendidas? Como posso suportar tudo com serenidade, sem sucumbir? Peço-te Senhor, Tu podes: tocar, ajudar, me tirar disso!”

 

Mas podes ouvir: “O Sangue do Senhor é tirado com golpes, por causa de vós até o fim do tempo, e Seu cálice já transborda, já flutua sobre toda a terra Seu Preciosíssimo Sangue, e em breve cobrirá toda a terra...”

Quando procuramos onde nos apoiar, encontramos uma madeira muito áspera: a madeira da Cruz. Podemos deixar Jesus ir sozinho ao encontro da traição, do abandono? Carreguemos nossa Cruz, vamos junto do Senhor.

 

Se não caminhamos com DEUS, vamos ao encontro de um abismo. O caminho DELE não é mais fácil. Mas não acreditamos que ELE nos ajuda? Acaso pensais que ELE nos deixa sozinho na aflição? Não sabemos ainda o que é Fidelidade de DEUS? Esquecemos que ELE nos ama? O Amor de Deus também nos carrega.

Sempre devemos ir atrás do Senhor, nas suas pegadas. Mas... A Cruz do Senhor parece ser de chumbo, é tão pesada! Sim, todo sofrimento do mundo é aqui amortizado, desfeito, sobre as Costas do Senhor. E todos, no mundo inteiro, que sofrem e que portam a Cruz, o SENHOR chama para caminhar após ELE e atravessa junto deles a aflição e a morte.

 

Queres tu ser um discípulo de JESUS? Mesmo em meio a multidão que apresenta um punho cerrado contra DEUS? Que brada: “Porque Ele fez dos fariseus, seus inimigos, agora Ele os merece! Porque Ele amotinou as pessoas contra os ricos, agora Ele os tem! Porque Ele agora não faz nenhum milagre, pois sempre Se mostrou assim como Ele pudesse fazer tudo... e faria caso Ele fosse Deus mesmo!”

 

Ou tu queres gritar: “Não, Pai do Céu! Não quero está pesada demais!”... E o que Nosso Senhor e Salvador, gritou ao PAI: “Se for possível, então deixa passar este cálice por Mim...”. Sim, e milhares de pessoas vão gritar isto até o fim dos tempos. E, no entanto, o Senhor está com eles e clama para eles: “PAI se for possível, então deixa passar este cálice”, mas a maioria das vezes Nosso Senhor diz sozinho: “ Porém não a Minha, mas a Tua Vontade seja feita!”

 

É necessário que tu lutes para ter uma submissão incondicional sob a Vontade Daquele que quer o melhor para ti e a tua Salvação!

Tu não sabes, que cada criatura na terra, também o homem tem que passar pela transformação? O homem com sua alma tem que ir ao encontro da eternidade, porque Deus o ama.

 

O homem, mesmo que sorria ou chore, mesmo sendo rico ou pobre, mesmo se ele se defende ou não, chegará para ele a hora da morte. E não devemos fechar os olhos diante disto. Seria covardia e em nada nos ajudaria.

 

Pense: o Filho de Deus se tornou homem para nós, para que o nosso ser-homem se torne santo. Por causa de nós ELE deixou-Se condenar à Morte, para que nossa morte seja redentora, seja uma hora de volta para o PAI, onde nos espera uma eterna felicidade.

 

Porém é mais fácil dizer estas palavras do que vivê-las!

 

A nossa vida assemelha-se a uma Via-Sacra, e esta passa no nosso dia-a-dia, cheio de lutas para sentir o alívio. Porém, quando nós consideramos nossa Cruz na Luz da Cruz de JESUS, ela se torna bem mais leve.

 

Muitas vezes há vias-sacras que são cumpridas em um período curto da vida, outras podem na realidade demorar muitos anos. DEUS é independente do tempo. E ELE nos espera com paciência Divina, até que nós com nossos pequenos passos, O sigamos. Muitas vezes ELE nos deixa cair, para de novo nos levantar.

 

Muitas vezes Ele nos humilha, para que nós enfim na humildade verdadeira, tenhamos por fim o chão certo embaixo dos nossos pés. ELE é uma escola de amor mais santa, mais sóbrio, tendo sempre diante dos Seus Olhos o grande fim: a glorificação do PAI. MARIA foi a primeira a ser conduzida por ELE neste caminho.

Porém, perguntamos o que é a via-sacra?

 

A Via-Sacra é um caminho Santo. Mas não podemos simplesmente fechar o Livro e dizer que já estamos prontos, que queremos agora ir junto com o SENHOR. Devemos muito rezar. Como o Senhor no Monte das Oliveiras, devemos prostrar-nos ao chão e aí ficar pensando, Quem é o Senhor? Tu sabes quem é DEUS?

 

A Via-Sacra é um caminho pesado. Não podemos avaliar quão pesada foi a maldição de Deus sobre toda a terra e seus habitantes. E quão pesado foi o caminho do Filho de Deus, para desligar esta maldição do PAI de toda humanidade e transformá-la em misericórdia! E a maldição humana... Quanto pode trazer miséria, deformação e morte! E o que tu resolveste fazer para a salvação das almas?

 

A Via-Sacra é também um caminho cansativo. Graças não caem simplesmente como gotas de chuva do Céu em nosso colo. Não acredites que simplesmente folhear seu livro de oração, estará assim percorrendo verdadeiramente a via-sacra, deves também sofrer as estações vivas do seu dia-a-dia, e uma delas só, vale mais do que catorze rezadas.

 

A Via-Sacra é também um caminho de Graças. Quando teu coração fica nu, e teu arrependimento Lhe abre a porta, enfim o Amor de Deus pode alcançar a tua alma. E então poderá ser arrancada a fina pele que recobre seu coração: o apego ao mundo, aos homens, aos bens pessoais, a comida, aos costumes.

 

A Via-Sacra é um caminho silencioso. Em meio a gritaria da multidão, em meio as propagandas e alto-falantes, rádios e manifestações, de greves, de crimes, de guerras... Tu podes silenciosamente rezar e seguir o Senhor?

 

A Via-Sacra é um caminho de juízo. Neste caminho acontece a decisão e o juízo sobre o pecado, sobre a vida e sobre a vontade do homem. Quem caminha na via-sacra com o Senhor, coloca-se a si mesmo facultativamente diante do juízo. Quem coloca a sua vontade embaixo da Cruz é coberto com o sinal da vitória, da eternidade. Quem desvia a via-sacra ou a esquece... Deste o senhor e Seus Anjos irão esquecer também.

 

A Via-Sacra é um caminho doloroso. O teu caminho é comprido? Oferece ao Senhor teus pés feridos. Oferece a Ele o teu cansaço. Oferece a Ele as tuas inúmeras chagas espirituais, as quais tu adquires diariamente! Oferece a Ele os teus anseios pelo consolo, pelo amor! Sejas misericordioso, onde tu sempre podes, por causa de Nosso Senhor, então sentirá a Sua Misericórdia ir de encontro a ti.

 

A Via-Sacra é um anúncio de luta contra o inferno. O Senhor envia Sua Cruz contra o corpo do dragão. Ele abre caminhos para os Sacerdotes e religiosos caídos, pelos assassinos das crianças e suicidas, pelos cobiçosos e vingativos, pelos mentirosos e defraudadores, pelos saciados e ricos, pelos covardes e mornos. Só na Cruz de Nosso Senhor, cheia de Seu Preciosíssimo Sangue, podem estes ainda na última hora, bradar: “Meu Jesus Misericórdia!”

 

A Via-Sacra é um caminho do abandono. O Senhor foi separado de todos os Seus queridos, entregue ao poder inimigo. Nunca serás tão pobre quanto Ele, tão nu como Ele. Permaneça simples.

 

A Via-Sacra é um caminho de ser Um com o Senhor. Fadigas têm cada dia. Mas pensas no Senhor? Ou primeiro no teu dever, no que foi ontem e o que vai ser amanhã e anotas tudo para que nada esqueças e ainda ficas a pensar no que terá de fazer? E não sofres com o SENHOR, O deixa andar sozinho, não tens tempo para ELE? Não és pequeno, pobre o bastante para isto?

 

A Via-Sacra é sempre um caminho real. Jesus Cristo continuou sempre o SENHOR, o FILHO DE DEUS, mesmo na Sua Miséria mais profunda e na Sua morte na Cruz. E tu, ficas com ELE no seu coração e enquanto tu O amas, sofres tudo por amor a ELE?

 

O Senhor caminha em Ti, nunca se esqueça! Ele quer lhe dar a veste da vitória!

O Senhor não guia a alma, que ELE ama, em caminhos altos ao encontro do Céu, Ele a guia sobre cascalho pontiagudo de monótonos e pequeninos trabalhos do dia-a-dia. E exige muito desta alma: a fidelidade constante sem hesitar, o sempre vigilante escutar do Bom Anjo que guia; a obediência que sempre está pronta para sacrifícios e que é alegre em cumprir a vontade de Deus.

 

E quando pensamos ainda, que ELE não faz uma coisa certa em nossa vida. Podemos ouvi-LO perguntar: “És tu, um fariseu?”... E podemos perceber que caímos então! E se correntes de lágrimas correm dos nossos olhos, recebemos então a força para carregar os sofrimentos que temos.

 

O Senhor nos deu a Cruz na mão como chave para os tesouros de DEUS.

Temos que ter fé em Deus, na Sua Palavra. E a fé sem provas é como uma palavra sem vida, como um ato sem amor, como uma obra de uma vida sem cruz. Se acreditas em DEUS, tens que obedecê-LO, quando ELE diz “Segue-Me”, tens de fazê-lo. Quando ELE coloca ao teu lado um Santo Anjo, tem isto um sentido. E quando ELE com isso entrega-te aos verdugos do inferno, tu entendes o sentido? DEUS deixa a tua fé evoluir na Cruz, e só com a força dos Anjos tu poderás ser provado, a tua palavra se torna vida e teu amor vitorioso. Esta é a prova. Persevere nela custe o que custar.

 

Fé é graça e força. Na fé pela redenção Nosso Senhor entrou no terrível tempo de sofrimento, e a traição de Judas, a dúvida e a covardia dos Seus discípulos não O influenciaram. Sim, a dor está no ser da Via-Sacra e por isso também dor é graça. Entenda a dor, na fé inabalável, na força de DEUS.

 

Deixai tuas dores florescerem em amor diante de DEUS e ELE multiplicará a colheita dos teus sacrifícios. O teu silêncio lhe dará uma tranqüilidade santa. Suba agora pelo degrau da oração. Tu és preparado com as armas da fé e da força da oração, assim tornamos portadores do fardo, e um que ajuda carregar o fardo do outro.

 

E tu, o que fazes para ajudar o outro a carregar seu fardo? Pensamos sempre na nossa própria cruz e nos esquecemos no nosso dia-a-dia dos que sofrem as dores da morte, daqueles que se encontram em seus leitos de morte... Quão mesquinhos somos! Sequer apresentamos também nossos sacrifícios ao Senhor por aqueles que estão totalmente mortos espiritualmente. Havemos de pedir que Nosso Senhor tenha piedade de nós e não leve em conta nossa mesquinhez!

 

Devemos entender que não havemos de lutar e mendigar pela vida terrestre, mas para a Misericórdia Divina, para uma vida da alma! Não devemos ter medo de nenhum sacrifício para ajudar as almas.

 

Que nós sintamos envergonhados diante da nossa covardia!

 

A VIA-SACRA é uma corrente de: orações, lutas, oferecimentos, entremeada de orações e de mais orações.

 

Cada um medite agora, em silêncio, sobre tudo que nos foi falado e faça esta pergunta a si mesmo:

 

“- E minha alma, está sempre diante da Face de DEUS?”

 

Que a Trindade Santa nos abençoe neste dia de orações! Amém!

 








Artigo Visto: 1550



Total Visitas Únicas: 738.357
Visitas Únicas Hoje: 177
Usuários Online: 16