COMUNIDADES DE VIDA E ORAÇÃO - Vigiai, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor (Mateus 24,42)
Documento sem título
 




 
 
15/03/2012
TESTEMUNHO DE CATALINA
A Santa Missa
 

Era a vigília do dia da Anunciação e os membros do nosso grupo haviam ido confessar-se. Algumas das senhoras do grupo de oração não conseguiram fazê-lo e deixaram sua confissão para o dia seguinte, antes da Santa Missa.

 

Quando, no dia seguinte, cheguei à igreja um pouco atrasada, o senhor Arcebispo e os sacerdotes já estavam saindo da sacristia. Disse-me a Virgem Santíssima, com sua voz suave e feminina que tanto enche a alma de doçura:

Hoje é um dia de aprendizado para você e quero que preste muita atenção, porque o que vai testemunhar hoje, tudo o que vivenciar neste dia, você compartilhará com a humanidade.

 

Fiquei surpresa e sem entender, mas procurei ficar bastante atenta.

 

A primeira coisa que percebi é que havia um coro de lindas vozes cantando à distância e que, em alguns momentos, se aproximavam, para se distanciarem, em seguida, como se fossem o canto do vento. O senhor Arcebispo iniciou a Santa Missa e, ao chegar ao Ato Penitencial, disse a Santíssima Virgem:

Do fundo do seu coração, peça ao Senhor perdão por todos os seus pecados, por tê-Lo ofendido. Assim, poderá participar dignamente deste privilégio único, que é a Santa Missa.

 

Por um momento, pensei: “Eu estou em estado de graça. Confessei-me ontem, à noite”. Nossa Senhora observou:

 

Você acha que, desde ontem à noite, não cometeu nenhuma falta contra o Senhor? Deixe que eu lhe recorde algumas coisas. Quando ia para a igreja, a moça, que trabalha para você, aproximou-se para lhe pedir alguma coisa. Como estava atrasada e com pressa, não foi atenciosa com ela. Faltou à caridade; cometeu uma falta para com Deus.

Durante o caminho, um ônibus quase a apanhou e você, voltando-se para o pobre motorista, externou o seu susto de maneira nada cortês. Ao invés de vir fazendo suas orações, como preparação para a Santa Missa, faltou com a caridade e perdeu a paciência. Não acha que ofendeu o Senhor?

Chegou em cima da hora, quando a procissão dos celebrantes ia saindo para começar a Missa. Vai participar dela sem se preparar?

 

Minha Mãe, não é preciso que me digas mais nada, não me recordes outras coisas, porque, então, morrerei de remorso e de vergonha - afirmei.

 

Por que chegar na última hora? Vocês devem chegar antes do início da Missa, para que tenham tempo de fazer uma oração, pedindo a Deus que lhes envie o Espírito Santo, que lhes conceda um espírito de paz, que os afaste do espírito do mundo, que os livre das preocupações, dos problemas e das distrações, a fim de sejam capazes de viver o momento tão sagrado da Santa Missa. Chegam, porém, no início da celebração e participam como se comparecessem a um evento qualquer, sem nenhuma preparação espiritual. Por quê? A Missa é um Milagre sem igual; os que dela participam vão viver o momento do maior dom do Altíssimo e vocês não sabem dar-lhe o devido valor.

 

EXORTAÇÃO PARA OUVIR PIEDOSAMENTE A SANTA MISSA


QUANTO NÃO SE AFLIGE A IGREJA, POR VER TANTOS FILHOS ASSISTIREM, SEM PIEDADE, AO SANTO SACRIFÍCIO! OCUPAM-SE OS FIÉIS, NÃO RARAS VEZES, COM O QUE SE PASSA AO REDOR, PORÉM, NÃO DO QUE SE REALIZA NO ALTAR; OBSERVAM QUEM ENTRA E QUEM SAI; ORAM SOMENTE COM OS LÁBIOS, SEM QUE O CORAÇÃO TOME PARTE. EIS SEU PROCEDER NA PRESENÇA DE DEUS TRÊS VEZES SANTO! PERGUNTAMOS SE LHES EXISTE AINDA UMA FAÍSCA DE FÉ NA ALMA E SE MERECEM O NOME DE CATÓLICOS. OH! QUANTO NOS DÓI O CORAÇÃO À VISTA DE TÃO CULPADA IRREVERÊNCIA, NO MOMENTO EM QUE TUDO NOS CONVIDA À MAIS ARDENTE PIEDADE

A IGREJA CATÓLICA IMPÕE O RESPEITO PARA A SANTA MISSA , POR ESTAS PALAVRAS: "RECONHECER QUE OS CRISTÃOS NÃO PODEM CUMPRIR OBRA MAIS SANTA, MAIS DIVINA QUE ESTE ASSOMBROSO MISTÉRIO É TAMBÉM RECONHECER QUE NÃO SE PODE PÔR CUIDADOS E DILIGÊNCIA SUFICIENTES PARA DESEMPENHÁ-LO COM PUREZA DE CORAÇÃO, COM PIEDADE E EDIFICAÇÃO (CONCÍLIO DE TRENTO).

NÃO É NECESSÁRIO, PARA ISSO, EXPERIMENTAR UMA DEVOÇÃO SENSÍVEL; BASTA A VONTADE FIRME DE ASSISTIR ATENTA E RESPEITOSAMENTE. A VERDADEIRA PIEDADE, COM EFEITO, NÃO CONSISTE NA DOÇURA INTERIOR, MAS NO FIEL SERVIÇO DE DEUS.

A PIEDADE OU DEVOÇÃO CONSISTE, SEGUNDO TODOS OS MESTRES DA VIDA ESPIRITUAL, NUMA VONTADE PRONTA E GENEROSA DE FAZER TUDO QUANTO DEUS QUER, E SOFRER CORAJOSAMENTE TUDO QUANTO QUER QUE SOFRAMOS. AS DOÇURAS E AS CONSOLAÇÕES SENSÍVEIS NÃO SÃO, POIS, A DEVOÇÃO, MAIS UM ESTÍMULO PARA A DEVOÇÃO QUE O SENHOR CONCEDE CONFORME NOSSAS NECESSIDADES E SUA SABEDORIA.

O ESPÍRITO DE FÉ ESTÁ SEMPRE AO NOSSO DISPOR E PODEMOS, AGINDO SEGUNDO ESTA FÉ, SERVIR A DEUS COM INTEIRA FIDELIDADE E SER DO NÚMERO DOS JUSTOS QUE VIVEM DA FÉ. SE NÃO TIVESSES DESEJO ALGUM E NÃO FIZESSES NENHUM ESFORÇO PARA SAIR DE TUA INDIFERENÇA, ENTÃO SOMENTE, HAVERIA CULPA E TE PRIVARIAS DE MUITOS MÉRITOS. A ESTE RESPEITO LEMBRAR-TE-EMOS DAS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR À SANTA GERTRUDES. ESFORÇANDO-SE, UMA VEZ, EM UNIR ALGUMA INTENÇÃO PARTICULAR A CADA NOTA E CADA PALAVRA DE SEU CANTO, E, SENTINDO QUE SE ACHAVA, MUITAS VEZES, IMPEDIDA PELA FRAQUEZA DE SUA NATUREZA, DIZIA NO INTERIOR, COM MUITA TRISTEZA: "AH QUE FRUTO POSSO TIRAR DESTE EXERCÍCIO VISTO QUE SOU SUJEITA A TÃO GRANDE MUDANÇA?".

NOSSO SENHOR, PORÉM, APRESENTOU-LHE NAS MÃOS O SAGRADO CORAÇÃO SOB O EMBLEMA DUMA LÂMPADA ARDENTE, DIZENDO: "EIS QUE EXPONHO, AOS OLHOS DE TUA ALMA, MEU CORAÇÃO CARIDOSO QUE É O ÓRGÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE , A FIM DE QUE LHE PEÇAS, COM CONFIANÇA, QUE FAÇA EM TI TUDO O QUE NÃO SERIAS CAPAZ DE OPERAR, E DESTA SORTE, EU NADA VEJA, AÍ, QUE NÃO SEJA EXTREMAMENTE PERFEITO; POIS, DA MESMA MANEIRA QUE UM SERVO ESTÁ SEMPRE PRESTES A EXECUTAR AS ORDENS DE SEU AMO, ASSIM MEU CORAÇÃO SERÁ SEMPRE DISPOSTO, EM QUALQUER HORA, A REPARAR OS EFEITOS DE TUA NEGLIGÊNCIA" (LÍBER III, C. 25).

SANTA GERTRUDES ADMIRAVA, TREMENDO, O EXCESSO DA BONDADE DO DIVINO SALVADOR, JULGOU, PORÉM, QUE SERIA INCONVENIENTE QUE O CORAÇÃO ADORÁVEL DE SEU DEUS SUPRISSE OS DEFEITOS DE SUA CRIATURA. MAS O SENHOR ANIMOU-A COM ESTA COMPARAÇÃO: "NÃO É VERDADE QUE, SE TIVESSES UMA BELA VOZ E ACHASSES EXTREMO PRAZER EM CANTAR, ENCONTRANDO-TE COM UMA PESSOA QUE TIVESSE A VOZ TÃO ÁSPERA, TÃO DESAGRADÁVEL E DESAFINADA QUE SENTISSE MUITA PENA EM PRONUNCIAR E EM FORMAR OS MENORES SONS, ACHARIAS MAL QUE, OFERECENDO-TE PARA CANTAR, ELA NÃO TO QUISESSE PERMITIR?

ASSIM, MEU CORAÇÃO DIVINO, RECONHECENDO A INCONSTÂNCIA E A FRAGILIDADE DA NATUREZA HUMANA, DESEJA COM ARDOR QUE O CONVIDES, SENÃO POR PALAVRAS, PELO MENOS POR OUTRO SINAL, A OPERAR E CUMPRIR EM TI O QUE NÃO ÉS CAPAZ DE OPERARES E CUMPRIRES". OH QUE PALAVRAS DE ANIMAÇÃO E CONFORTO! ESTÁS DISTRAÍDO À SANTA MISSA ? DESPROVIDO DE PIEDADE? VAI A JESUS, DIZENDO-LHE: "DEPLORO AMARGAMENTE ESTAR TÃO DISTRAÍDO E ROGO A VOSSO DIVINO CORAÇÃO QUE SE DIGNE SUPRIR A MINHA NEGLIGÊNCIA".

PARA AJUDAR A TUA BOA VONTADE, INDICAR-TE-EMOS TAMBÉM A MANEIRA DE TE COMPORTARES NA SANTA MISSA . PRIMEIRO, INDO À IGREJA, CONSIDERA AONDE VAIS E O QUE VAIS FAZER. NÃO SUBAS AO TEMPLO COMO O FARISEU E O PUBLICANO PARA ORAR SOMENTE, MAS ENTRAS AÍ PARA"OFERECER", SEGUNDO A PALAVRA DE DAVID: "SENHOR, SOU VOSSO SERVO, OFERECER-VOS-EI UMA HÓSTIA DE LOUVOR E INVOCAREI VOSSO SANTO NOME" (SL. 115). ENTRAS AÍ PARA PRESTAR A DEUS O CULTO MAIS PERFEITO, PARA APRESENTAR A OFERTA QUE LHE É MAIS CARA. "A AUDIÇÃO DA SANTA MISSA , DIZ UM ESCRITOR ECLESIÁSTICO, NÃO É SOMENTE UMA ORAÇÃO, É UM ATO DE ADORAÇÃO, É UMA OFERTA, UM SACRIFÍCIO DIVINO, VISTO QUE TODOS OS ASSISTENTES BEM DISPOSTOS UNEM-SE À AÇÃO E ÀS INTENÇÕES DO SACERDOTE". O MESMO AUTOR EXPLICA ENTÃO O SENTIDO DA PALAVRA "SACRIFICAR" E DIZ QUE A AÇÃO MAIS EXCELENTE, É PRATICAR A MAIS ALTA VIRTUDE, PORQUE, SACRIFICANDO, ATESTAMOS A SOBERANIA DE DEUS, SEU DIREITO DE SER, INFINITAMENTE, HONRADO E GLORIFICADO; CONFESSARMOS, AO MESMO TEMPO, NOSSA DEPENDÊNCIA ABSOLUTA COMO CRIATURAS, DAS QUAIS PODE DISPOR À VONTADE.

É POR ISSO QUE O SACRIFÍCIO É O ATO DE RELIGIÃO MAIS AGRADÁVEL AO SENHOR, E O MAIS ÚTIL AOS HOMENS. PENETRADO DESTAS VERDADES, CHEGA AO PÉ DO ALTAR; FORMULA AÍ A INTENÇÃO DE OUVIR A SANTA MISSA. TENS ALGUMAS ORAÇÕES PARTICULARES QUE FAZER? FAZE-AS ATÉ A CONSAGRAÇÃO. A ELEVAÇÃO, NÃO TE OCUPES SENÃO COM NOSSO SENHOR: ADORA-O, OFERECE-O A SEU PAI ETERNO, EXPONDO-LHE TUAS NECESSIDADES. HÁ PESSOAS QUE TÊM ESCRÚPULO DE RENUNCIAR A SUAS ORAÇÕES QUOTIDIANAS PELAS DA SANTA MISSA. É UM ERRO.

TUAS ORAÇÕES QUOTIDIANAS, COMPARADAS COM AS DA SANTA MISSA, SÃO TÃO INFERIORES COMO O COBRE É INFERIOR AO OURO. ALÉM DISSO, ESTAS ORAÇÕES PODEM FAZER-SE EM OUTRO TEMPO QUE NÃO SEJA À HORA DA MISSA, AO PASSO QUE NÃO PODES DIZER AS DA MISSA, TÃO UTILMENTE, EM OUTRO TEMPO COMO QUANDO O SANTO SACRIFÍCIO SE EFETUA; E, SE TE ACONTECESSE NÃO ACHAR UM MOMENTO PARA DESEMPENHAR ESTAS DEVOÇÕES PARTICULARES, ESTA OMISSÃO SERIA MENOS PREJUDICIAL QUE A PRIMEIRA.

LOGO QUE O SACERDOTE PRONUNCIOU, NO MOMENTO SOLENE, AS PALAVRAS DA CONSAGRAÇÃO, O PÃO TORNOU-SE O CORPO DE NOSSO SENHOR. "O HOMEM DEVE TREMER, DIZ SÃO FRANCISCO DE SALES, O MUNDO ESTREMECER, O CÉU INTEIRO FICAR ARREBATADO, QUANDO, SOBRE O ALTAR, O FILHO DE DEUS SE ENTREGA NAS MÃOS DO SACERDOTE". OH! ADMIRÁVEL HUMILDADE, O MESTRE DE TODAS AS COISAS ABAIXA-SE, PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM, ATÉ OCULTAR-SE SOB AS APARÊNCIAS DO PÃO. MAS, PORQUE OS NOSSOS SENTIDOS NÃO PERCEBEM A PRESENÇA DO SENHOR, NÃO LHE PRESTAMOS ATENÇÃO, E, ENTRETANTO, OS DEMÔNIOS FOGEM ESPAVORIDOS E OS ANJOS TREMEM DIANTE DE SUA FACE. ASSIM DISSE JESUS CRISTO A SANTA BRÍGIDA: "DO MESMO MODO QUE À PALAVRA 'SOU EU!' MEUS INIMIGOS CAÍRAM POR TERRA, ÀS PALAVRAS DA CONSAGRAÇÃO 'ISTO É O MEU CORPO!' OS DEMÔNIOS FOGEM". A SEMELHANÇA DOS ANJOS E DOS SANTOS, APLIQUEMO-NOS A GLORIFICAR O SENHOR SOBRE O ALTAR, E A PARTICIPAR DE SEU ADORÁVEL SACRIFÍCIO.

É EXCUSADO DIZER QUE, NO MOMENTO DA ELEVAÇÃO, DEVEMOS DEIXAR TODA OUTRA ORAÇÃO, A FIM DE LEVANTAR OS NOSSOS OLHOS PARA O ALTAR E ADORAR, HUMILDEMENTE, O CORDEIRO DE DEUS, OFERECENDO-O AO PAI CELESTIAL. ESTES EXERCÍCIOS DE FÉ E CARIDADE DEVEM OCUPAR-NOS TODO O TEMPO, ATÉ QUE JESUS SEJA CONSUMIDO PELA COMUNHÃO DO SACERDOTE. INFELIZMENTE, GRANDE NÚMERO DE FIÉIS NÃO SE CONFORMA A NENHUMA DESTAS PRÁTICAS.CONTINUAM A RECEITAR SUAS ORAÇÕES COSTUMEIRAS, DEDICANDO-SE A UMA ESPÉCIE DE DEVOÇÃO ROTINEIRA, COMO SE NOSSO SENHOR NÃO ESTIVESSE PRESENTE E NÃO FOSSE PRECISO OCUPAR-SE DELE.

NÃO PROCEDAS MAIS ASSIM; NO MOMENTO DA CONSAGRAÇÃO, CAI DE JOELHOS COMO O SACERDOTE E, REPLETO DE FÉ E AMOR, ADORA AQUELE QUE SE MOSTRA A TEUS OLHOS, SOB AS ESPÉCIES DE PÃO E DE VINHO

 

 
 
 

Artigo Visto: 1040 - Impresso: 75 - Enviado: 14
Ajude a manter a nossa obra de evangelização e o nosso site no ar, faça uma doação.

ATENÇÃO! Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.cidadaosdoinfinito.com.br

 

 
Visitas Únicas Hoje: 44 - Total Visitas Únicas: 277462 - Usuários online: 10