Cidadãos do Infinito




Santa Igreja
  • Voltar





07/01/2012
PRELADOS COMEÇAM A OBEDECER AO PAPA
Bispos e padres nota 100


"BISPOS E PADRES NOTA 100"
 
Sim, pela obediência ao Papa Bento XVI em relação à Missa em Latim. Aos poucos vemos quem é amigo do Rei Jesus - os que seguem ao Papa Bento XVI - e os que sao amigos de Judas, que atraiçoam ao Mestre. Não existe justificativa alguma, de cardeal, bispo ou sacerdote algum, para nao obedecer ao Papa atual. Os que nao são fiéis, pagarão muito caro a sua desobediência. Eu não quero estar na pele deles, quando chegarem diante do Juiz...
 

PRELADO DO OPUS DEI EM SINTONIA COM O PAPA

O prelado do Opus Dei, Mons. Echevarria (foto), finalmente imita o exemplo do Santo Padre na distribuição da sagrada comunhão - de joelhos. Na Igreja mais importante do Opus Dei, Sant'Eugenio, foi colocado um genuflexório para que os fiéis possam receber o Corpo de Cristo reverentemente de joelhos. É preciso lembrar que a prática da comunhão diretamente na mão do fiel é uma exceção da Igreja, mas não a norma. Contudo, como destacam alguns prelados de envergadura internacional (Dom Athanasius Schneider, Dom Ranjith, Mons. Bux, Fr. Dr. A. Reid, etc...), a exceção tornou-se a regra e contribui, cotidianamente, para a diminuição da fé do povo na presença real de Cristo na Eucaristia. Desde 2008, o Santo Padre não distribui a comunhão na mão, apenas diretamente na boca e de joelhos. Outro prelado que, em 2008, baniu a comunhão na mão foi o cardeal arcebispo de Lima/Peru, Dom Cipriani Thorne, também do Opus Dei.

 
NOVO ARCEBISPO DE BRUXELAS - UM CONSERVADOR!

O Papa nomeou, para a salvação da Igreja na Bélgica, o bispo de Namur, Mons. Andre-Mutien Leonard (foto), como arcebispo de Bruxelas. A Arquidiocese de Bruxelas é a principal de toda a Bélgica e, por sua localização estratégica na política européia, adquire muita visibilidade internacional.
A Igreja Belga está quase morta. Os dados apresentados pelo blog "Osservatore-vaticano", cuja fonte é o Centre de Sciences Politiques da KULeuven (Université catholique de Louvain), são estarrecedores e nos dão uma ideia do estado lastimável da Igreja por lá. Na Bélgica a prática religiosa dominical atinge 7% da população contra 11% em 1998. O número de batismos caiu para 57%. A Bélgica como um todo ordenou em 2009 apenas 1, isso mesmo, um único seminarista ao sacerdócio. Não se trata de um por diocese, mas 1 para o país inteiro. E por que Bento XVI escolheu Leonard? Para começar, a diocese de Namur concentra 37 seminaristas e o restante das dioceses belgas somam 38. Ou seja, uma única diocese concentra metade dos seminaristas do país!
Qual é a receita de Mons. Leonard? Resposta - Apoiar a doutrina da Igreja, o Santo Padre e vigiar o povo de Deus confiado a ele! Mons. Leonard sucede ao cardeal Daneels, o mesmo que já se pronunciou publicamente pela ordenação de mulheres, pelo casamento gay, por padres casados, etc. A substituição será um giro de 180º na vida da diocese e do país. Estamos rezando por Mons. Leonard, que sempre foi considerado o bispo mais conservador da Europa!
Só para completar, Mons. Leonard é também pró-missa tradicional, tendo inclusivel celebrado de acordo com a forma extraordinária do rito romano no Congresso Eucarístico Internacional no Canadá, 2008.  

 
ARCEBISPO DE ST. LOUIS CELEBRA 25 ANOS DE MISSA TRADICIONAL.

O arcebispo de St. Louis, nos EUA, Dom Robert Carlson (na bela foto acima), celebrará no dia 14 de março 25 anos (jubileu de prata!) da presença da missa tradicional ou rito tridentino na sua arquidiocese. O arcebispo, que sucede o potentíssimo Dom Raymond Burke (hoje Prefeito da Signatura Apostólica no Vaticano), participará de uma missa solene no rito antigo, que será rezada pelo Mons. Michael Schmitz (foto ao lado) - Vigário Geral do Instituto Cristo Rei e Superior do mesmo Instituto nos EUA. Há 25 anos a missa antiga começou a ser celebrada por uma pequena comunidade de não mais que 15 almas. Após esse 1/4 de século a comunidade cresceu, floresceu, dá frutos e a missa antiga é celebrada com amor em diversos locais da arquidiocese.
Diferentemente do que acontece no Brasil, três arcebispos passaram por St. Louis e abençoaram a missa. O primeiro, Dom John L. May, plantou a semente. Depois, Dom Burke estimulou ainda mais o crescimento da obra, trazendo os Cônegos do Instituto Cristo Rei para a arquidiocese e nomeando um delegado episcopal para a aplicação do Motu Proprio Summorum Pontificum (decreto do Papa que permite a livre celebração da missa antiga) na arquidiocese. Agora Dom Carlson participará dessa belíssima cerimônia e, em maio, conferirá o sacramento da Confirmação (crisma) na forma tradicional.

 
MISSA TRADICIONAL EM NITERÓI

Contrariando o espírito da ampla maioria dos bispos do Brasil, Dom Alano Pena, arcebispo de Niterói permite e estimula a celebração das missas tradicionais em sua arquidiocese. Apesar da tomada de posse do novo pároco da Igreja dos Sagrados Corações, Pe. Juvaldes de Aquino (que sucede ao Monsenhor Luiz Gonzaga de Castro Azevedo), a Missa Tridentina continuará sendo celebrada normalmente aos domingos, às 10h.

 
MISSA TRADICIONAL NO RIO DE JANEIRO COM PE. PAULO RICARDO (DA CANÇÃO NOVA)

Feliz notícia esta. Para quem não sabe, o Rio de Janeiro, sob o comando do Cardeal Eusébio Scheid, baniu, proibiu e ameaçou os padres que desejassem celebrar a Santa Missa de acordo com o Motu Proprio do Papa Bento XVI. Contudo, Dom Scheid está aposentado e seu sucessor, Dom Orani Tempesta, permitiu a celebração da missa tradicional e concedeu um local muito interessante para ela - a Igreja do Outeiro da Glória, comandada por Mons. Sergio Couto (o mesmo que faz os comentários da Missa do Galo na Rede Globo). Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Jr. (foto esquerda), bem conhecido na Canção Nova, é reitor do Seminário Arquidiocesano de Cuiabá e participou da pequena cerimônia fazendo a homilia (foto abaixo). Parabéns ao sacerdote e a todo o povo do Rio de Janeiro que, com muita paciência, vence os anos de chumbo do cardeal Scheid. E que a atitude de Dom Orani seja imitada por todos os bispos do Brasil, especialmente de São Paulo!

 
MAIS UM CARDEAL TRADICIONALISTA NA CÚRIA?

Notícia veiculada pelo vaticanista Paolo Rodari (citando Marco Tosatti):
“É iminente a substituição do Cardeal Walter Kasper, responsável pelo diálogo com outros cristãos e com os judeus; se fala do responsável pela diocese de Ratisbona, Mueller, como seu sucessor [rumor que vem desde outubro do ano passado]. Segundo indiscrições de fontes confiáveis, em torno da Páscoa deve deixar [seu posto] também o Cardeal Giovanni Battista Re, titular da importante Congregação para os Bispos; se fala do núncio na Itália, Bertello, ou do arcebispo de Sydney, o Cardeal George Pell (que está nestes dias em Roma para ver o Papa) como prováveis candidatos. Pell é também um possível sucessor (se para a congregação dos bispos a escolha do Papa se orientar de maneira diferente) para tomar o lugar de Ivan Dias, titular da Propaganda Fide, que poderia sair antes de completar o 75º aniversário (em 2011) por sérias razões de saúde. Pell é um defensor da missa tradicional e um fiel amigo de Bento XVI, tendo hospedado o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude em 2008. Nessa mesma jornada, que reuniu mais de um milhão de jovens do mundo todo, o cardeal permitiu e estimulou o movimento JUVENTUTEM que organizou uma missa tradicional e uma conferência para os jovens sobre a Missa tridentina. Finalmente, depois do verão, devem ser substituídos o brasileiro Hummes (Congregação para o Clero) e o Cardeal Rodé, titular da Congregação para os religiosos”.
 
 







Artigo Visto: 1552



Total Visitas Únicas: 735.934
Visitas Únicas Hoje: 113
Usuários Online: 29