Cidadãos do Infinito




Os Mandamentos de Deus e da Santa Igreja
  • Voltar





10/01/2012
PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO
O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus. É a recusa da salvação


Implica numa rejeição completa à ação , ao convite e à advertência do Espírito Santo (Mc 3.29; Hb 10.8).
O Papa São Pio X - pontificado de 1903 a 1914 - em seu Catecismo Maior , ensinou que são seis os pecados contra o Espírito Santo:
1º - Desesperar da salvação -- quando a pessoa perde as esperanças na salvação , achando que sua vida já está perdida e que ela se encontra condenada antes mesmo do Juízo . Julga que a misericórdia divina é pequena. Não crê no poder e na justiça de Deus.


2º - Presunção de salvação , ou seja , a pessoa cultiva em sua alma uma idéia de perfeição que implica num sentimento de orgulho . Ela se considera salva , pelo que já fez . Somente Deus sabe se aquilo que fizemos merece o prêmio da salvação ou não. A nossa salvação pode ser perdida , até o último momento da nossa vida , e Deus é o nosso Juíz Eterno . Devemos crer na misericórdia divina , mas não podemos usurpar o atributo divino inalienável do Juízo.
O simples fato de já se considerar eleito é uma atitude que indica a debilidade da virtude da humildade diante de Deus. Devemos ter a convicção moral de que estamos certos em nossas ações , mas não podemos dizer que aos olhos de Deus já estamos definitivamente salvos.
Os calvinistas , por exemplo , afirmam a eleição definitiva do fiel , por decreto eterno e imutável de Deus.
A Igreja Católica ensina que , normalmente , os homens nada sabem sobre o seu destino , exceto se houver uma revelação privada , aceita pelo sagrado magistério. Por essa razão , os homens não podem se considerar salvos antes do Juízo.

3º - Negar a verdade conhecida como tal pelo magistério da Santa Igreja , ou seja , quando a pessoa não aceita as verdades de fé , mesmo após exaustiva explicação doutrinária. É o caso dos hereges.
Considera o seu entendimento pessoal superior ao da Igreja e ao ensinamento do Espírito Santo que auxilia o sagrado magistério.
 

4º - Inveja da graça que Deus dá aos outros . A inveja é um sentimento que consiste em irritar-se porque o outro conseguiu algo de bom . Mesmo que você possua aquilo ou possa ganhar um dia. É o ato de não querer o bem do semelhante . Se eu invejo a graça que Deus dá a alguém, estou dizendo que aquela pessoa não merece tal graça, me tornando assim o juíz do mundo. Estou me voltando contra a vontade divina imposta no governo do mundo. Estou me voltando contra a Lei do Amor ao próximo. Não devemos invejar um bem conquistado por alguém. Se este bem é fruto de trabalho honrado e perseverante , é vontade de Deus que a pessoa desfrute daquela graça.

5º - A obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro mesmo após a ação de convencimento do Espírito Santo . É não aceitar a ética cristã . Você cria o seu critério de julgamento ético. Ou simplesmente não adota ética nenhuma e assim se aparta da vontade de Deus e rejeita a Salvação.

6º - A Impenitência final é o resultado de toda uma vida de rejeição a Deus : o indivíduo persiste no erro até o final , recusando arrepender-se e penitenciar-se , recusa a salvação até o fim . Consagra-se ao Adversário de Cristo . Nem mesmo na hora da morte tenta se aproximar do Pai , manifestando humildade e compaixão. Não se abre ao convite do Espírito Santo definitivamente.

Os pecados contra o Espírito Santo estão interligados. Dessa forma , negar verdades doutrinárias da Igreja e obstinar-se no erro são ações complementares . Negar uma verdade factual ou uma verdade moral da Igreja implica igualmente numa ação condenável em termos éticos e na perda da graça . Mesmo que possamos identificar uma diferença entre um herege que negue a existência da verdade moral afirmada pela Igreja e o pecador que não ignora a vigência da lei e a sua fundamentação doutrinária , mas , mesmo assim , age contrariamente a ela.
A presunção da salvação é um ato de negação de uma verdade da Igreja . Qual seja ? A possibilidade da perda da salvação até o último minuto da vida . O mesmo vale para quem já se considera condenado , negando a verdade da misericórdia infinita de Deus , tal como ensinada aos homens , o mesmo vale para a impenitência final e para quem inveja uma graça concedida por Deus aos demais membros da Igreja e assim não pratica a caridade.
 








Artigo Visto: 1161



Total Visitas Únicas: 735.830
Visitas Únicas Hoje: 9
Usuários Online: 35