Cidadãos do Infinito




Santíssima Trindade
  • Voltar





04/01/2012
MISTÉRIO INEXPLICÁVEL
Deus Uno e Trino


Eis um mistério inexprimível e sumamente belo: "Deus uno e trino" ! O Deus da Revelação, o Deus que gradualmente mostra o seu Semblante,e que enviou o Seu único Filho para nos dar a possibilidade de transparecer o inacessível e imanente, no faz ir além: "experimentar" em Jesus Deus-Homem a Sua Vida Divina em plenitude. 

 

Deus em sua relação "ad intra", isto é, em sua Vida íntima, goza de um Amor pericorético profundo. O Pai está todo no Filho, porém não se perde no Filho, o Filho está todo no Pai, sem perder a sua Persona e sua identidade de Filho, o Espírito os une sem deixar de ser que é. Num "bailar" ao som da mesma música é a Vida íntima de Deus uno e trino. Igual em natureza (Divina), distinto em Pessoa ( O Pai, o Filho e o Espírito Santo).

 

Como exemplo: Se temos três velas, elas possuem a mesma natureza (a cera), porém são três velas distintas, e se unirmos as chamas elas formam uma só. Assim é Deus, uno e trino. É o mistério fundamental da fé cristã. Deus é comunhão, é Família Divina, é doação, é serviço. A Santíssima Trindade é o maior exemplo de comunidade, e olhando para Ela é inadmissível um Cristianismo marcado por divisões.
O Pai é o grande Amante, o Filho o Amado, e o Espírito Santo o Amor.


Porém, diante desse maravilhoso Dogma, vemos que Deus em sua infinita humildade, por um ato deliberado de Seu Amor, cria todas as coisas fora de si "ad extra"; é esse Amor que transbordando cria, e criando, nos chama a vivermos a Sua Vida Divina e em Comunidade (Igreja). Igreja essa que é dom da Santíssima Trindade, fundada no Sangue de Jesus, para congregar o que estava disperso. Deus chama assim o ser humano para "bailar" também nesta canção de intimidade e santidade, que pelo Batismo um dia nos ligou ao Tronco Salvífico que é Cristo, que nos fez membros de Seu Corpo, sal e luz para o mundo.


O grande testemunho que converterá o mundo é o dom profético da UNIDADE, que caracteriza essencialmente o ser cristão.


Que diante dessa grandiosa graça, que é sermos filhos adotados em Jesus, possamos ser os profetas de nossos dias, em comunhão com a Igreja de Deus, sendo fiéis à hierarquia que é governada pelo Sucessor de Pedro, e que universalmente abraça a todos os rincões deste planeta. Sejamos um para que o mundo creia, e para que quando aparecer em sua parusia Aquele que o nosso coração ama, nos encontre bem unido como irmãos.

 

Henri José Arida
E-mail:henri.arida@bol.com.br








Artigo Visto: 2399



Total Visitas Únicas: 735.988
Visitas Únicas Hoje: 167
Usuários Online: 42