COMUNIDADES DE VIDA E ORAÇÃO - Vigiai, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor (Mateus 24,42)
Documento sem título
 




 
 
31/12/2011
AS COMUNIDADES DE VIDA E ORAÇÃO
Na Diocese de Santa Cruz do Sul
 
AS COMUNIDADES DE VIDA E ORAÇÃO

O nosso saudoso e querido Papa João Paulo II pediu através de sua Exortação Apostólica VITA CONSECRATA, que fossem criadas em todos os lugares do mundo, comunidades de vida e de oração com o objetivo de formar grupos para que rezassem juntos e que pudessem repartir tudo o que tivessem em comum, como nos tempos dos Apóstolos.
Estas comunidades são concebidas segundo um modelo próprio de acordo com as características de cada grupo e de cada região, mas sempre com o objetivo maior de cultuar a espiritualidade profunda através da oração e dos Sacramentos da Igreja.
Nestas comunidades se cultivam alimentos, verduras e criação de animais e geralmente são construídas ou adaptadas em sítios ou lotes rurais junto a natureza e longe do barulho das cidades para favorecer a introspecção e a meditação.
O grande ícone de uma comunidade é sempre em primeiro lugar a capela onde são rezadas as missas em ocasiões próprias e a Cruz Gloriosa ou a Cruz Luminosa ou ainda a Cruz da Ressurreição, que é uma cruz de 7m de altura que se ilumina a noite e onde é rezado o Terço da Misericórdia.
Nestas comunidades são realizados cenáculos de oração de um dia inteiro finalizando com uma Santa Missa e uma confraternização entre os presentes, sendo que todos os ritos orações e ações litúrgicas seguem fielmente a tudo o que manda a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, cujo chefe na terra é Bento XVI.
Na região de Santa Cruz do Sul existem hoje 3 ( três) Comunidades de Vida e Oração e poderão surgir outras desde que obedeçam aos moldes aprovados pelo nosso Bispo Diocesano Dom Sinésio Bohn o qual emitiu no ano de 2006 um Decreto de criação destas comunidades, com aval do Vigário Judicial da Diocese Pe. Erno Birck.
Dom Sinésio já visitou as três comunidades, rezou missa em duas delas e na outra rezou uma missa em latim a pedido dessas comunidades e nomeou como Diretor Espiritual das Comunidades de Vida e de Oração o Pe. Álvaro Lenhardt, que desde Setembro de 2006 acompanha estes grupos e lhes dá assistência espiritual.
Mensalmente é realizado um cenáculo no quarto domingo do mês em esquema de rodízio entre as 3 comunidades. Os Cenáculos com Maria, como são chamados, iniciam sempre às 8:00h da manhã e terminam às 16:00h com um Santa Missa. O Pe. Álvaro acompanha os cenáculos ouvindo confissões e participando de todas as atividades.
Estes cenáculos são abertos a todas as pessoas que quiserem participar ou que se sentirem chamadas a conhecer as comunidades ou mesmo pelas pessoas que gostam de rezar e sintam necessidade de um dia de oração profunda . Mensalmente são feitos muitos convites a muitas pessoas, mas o número médio de presenças é de 30 a 50 pessoas.
Se você quiser dedicar um domingo inteirinho a Jesus e Maria ou mesmo  fazer uma confissão geral, rezar e cantar, venha participar conosco dos nossos cenáculos com Maria. Temos um roteiro próprio de orações, terços e de Adoração ao Santíssimo e cantos indulgenciados que todo mundo conhece e canta. São também realizadas Palestras de aprofundamento espiritual. É tudo muito simples como Deus é simples, como Maria é simples.

Venha participar conosco no próximo cenáculo com Maria. Aceite este convite especial da Mãezinha do Céu que sempre nos acompanha em todos os cenáculos.




 
 
 

Artigo Visto: 757 - Impresso: 34 - Enviado: 14
Ajude a manter a nossa obra de evangelização e o nosso site no ar, faça uma doação.

ATENÇÃO! Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte www.cidadaosdoinfinito.com.br

 

 
Visitas Únicas Hoje: 73 - Total Visitas Únicas: 276952 - Usuários online: 9