Cidadãos do Infinito




Nossa Diocese e Bispos
  • Voltar





02/01/2012
DOM ALBERTO ETGES
O primeiro Bispo de Santa Cruz do Sul


"Parare Plebem Perfectam" - Preparar para Deus um Povo Perfeito (Seu Lema de Bispo)


"Santifica a vida, tudo estará santificado.
A vida no contidiano, a vida simples, a
vida comum, a vida 24 horas do dia"!


Dom Alberto Etges - 1ª Carta Pastoral
1º Bispo de Santa Cruz do Sul
Dom Alberto Frederico Etges

Nascido aos 11 de julho de 1910, em Boa Vista, município de Santa Cruz do Sul, filho de João e Ottilia Etges, estudou na escola de sua terra natal. Aos treze anos entrou no Seminário Central de São Leopoldo, onde concluiu os estudos de 1º e 2º graus, e absorveu a filosofia.

Em 1933, vendo no jovem Alberto rara inteligência e aptidões para o ministério ordenado, o Arcebispo de Porto Alegre o enviou ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma, onde fez parte da primeira turma de alunos e foi o primeiro doutor do Colégio. Foi ordenado sacerdote aos 20 de abril de 1935, na Basílica de Santa Maria Maior, com 24 anos de idade.

De volta ao Brasil, foi Vigario Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre. Foi Reitor e Grão Chanceler da PUC - Porto Alegre.

Aos 20 de julho de 1959, o Papa João XXIII, vendo o progresso dos vales do Rio Pardo e do Taquari, criou a Diocese de Santa Cruz do Sul. Para seu primeiro Bispo escolheu o douto e virtuoso filho de Santa Cruz do Sul, Padre Alberto Etges.

Ordenado Bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre no dia 25 de outubro de 1959; tomou posse, e ao mesmo tempo foi instalada a nova Diocese, aos 15 de novembro do mesmo ano.

Aos 75 anos, em cumprimeto à lei canônica, pediu ao Santo Padre renúncia ao governo pastoral da Diocese.Permaneceu na Diocese como Bispo Emérito.

Dia 23 de dezembro de 1995, sofreu uma isquemia cerebral no Bispado. Foi imediatamente levado ao hospital, onde recebeu pronto atendimento.Após 17 dias de agonia veio a faleceria a 08 de janeiro de 1996, às 9h35min.






Artigo Visto: 2159



Total Visitas Únicas: 735.404
Visitas Únicas Hoje: 162
Usuários Online: 62