Cidadãos do Infinito




Doutrina Católica
  • Voltar





07/02/2012
OS TRÊS ARCANÇOS
São Miguel, São Rafael e São Gabriel


29 SETEMBRO – FESTA DOS ARCANJOS

 

O mês de Setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões: Miguel, Gabriel e Rafael, para o dia 29 de Setembro, datam em que se comemorava apenas o primeiro.
Esses três arcanjos, representam a alta hierarquia dos Anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao torno de Deus e são seus "mensageiros dos "Decretos Divinos", aqui na Terra.
A Igreja Católica considera esses três arcanjos, poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do quotidiano eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da divina providencia.

Não deixe de rezar para eles.
 

SÃO MIGUEL

Significa "Ninguém é como Deus", ou "Semelhança de Deus" é considerado o Príncipe guardião e guerreiro, Defensor do trono celeste e do povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus. Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

Hoje ele tem sua festa na terra. No Céu é o intercessor da humanidade inteira.

Envolto pela escuridão assim como todos os outros Anjos. Deus silenciou-Se, e cada Anjo devia decidir por si, consciente e voluntariamente se:

·        Queria permanecer fiel a Deus, por hora, Silencioso e Oculto,

Ou,

·        Começar com Lúcifer, o portador da luz, uma vida nova e “livre” de Deus.

No meio desta perplexidade, São Miguel fez voltar a si os outros pelo seu brado: “Quem é como Deus?”. Assim ele produziu a separação: aqui DEUS, lá Lúcifer, e, começou um combate claro.

São Miguel não se apoiava em sua própria força, mas somente na força de Deus. Atirando até o Amor de Deus mesmo, como Força Divina, contra o adversário, ele o transformou em serpente, em dragão, que caiu no abismo levando consigo milhares e milhares de Anjos infiéis. Este (lúcifer) está ainda a cair e cairá até nos fins dos tempos.

 

SÃO GABRIEL

Seu nome significa "Deus é meu protetor" ou "Homem de Deus". É o Arcanjo anunciador por excelência das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da Diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones. Comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Além, da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor lhe confiou: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Está diante de nós como Anjo da Anunciação. Conhecemos o trecho do Evangelho de São Lucas (1,26-28): “Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma Virgem...”

São Gabriel está aqui no meio, na plenitude do tempo, no ponto culminante de toda a história da criação. Ele traz à Virgem puríssima o desejo de Deus, a mensagem mais importante que Deus jamais enviou à criação: a da Encarnação.

Meses antes também São Gabriel esteve diante de Zacarias, anunciando o nascimento de São João. Ele foi o mensageiro, o portador das palavras do Senhor aos homens. Ele é o Anjo da Esperança e da Paz.

 

SÃO RAFAEL 

 

Cujo significado é "Deus te cura" ou "Cura de Deus" teve a função de acompanhar o jovem Tobias, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado também o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escudeiros.

E “como uma flecha de amor”, ele percorre seu trajeto luminoso, onde Deus o enviar.  Feliz o homem que sente seu coração ansioso por Deus, ser atravessado por esta flecha. Esta ferida nunca se fechará; ela vai arder e brilhar, e assim o próprio homem, pode tornar-se mensageiro do amor e remédio de Deus para os outros.

São Rafael é o Arcanjo do amor, da consolação, da cura e da separação.

Ele é também chamado por Deus para nossa defesa espiritual contra os ataques diabólicos especialmente nas ciências, na imprensa, literatura e educação da juventude. Ele deve ser invocado em caso de decisões importantes, de viagens e operações, para evitar opções erradas, contra alimentos ou remédios venenosos, em todas as dificuldades de verdadeiro amor.

Meditando sobre a missão que lhes foi confiada, compreenderemos o ensinamento contido na Epístola aos Hebreus: “Porventura não são todos esses espíritos ministros de Deus, enviados para exercer o seu ministério a favor daqueles que hão de receber a herança da salvação?” (Hb. 1,14)

 

“Ó DEUS, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que Vos assistem continuamente nos Céus!”









Artigo Visto: 1308



Total Visitas Únicas: 735.784
Visitas Únicas Hoje: 300
Usuários Online: 31