Cidadãos do Infinito




Retiros do Movimento Cidadãos do Infinito
  • Voltar





02/09/2018
1º RETIRO DAS COMUNIDADES APOSTÓLICAS
01 e 02 de setembro de 2018


Com a presença de 28 pessoas foi realizado o 1º Retiro de formação das COMUNIDADES APOSTÓLICAS que iniciou às 8 horas da manhã do dia 1º e terminou no dia seguinte às 15h30 com a celebração da Santa Missa, sempre nas amplas dependências do Seminário São João Batista.

Com a efetiva participação de todos, foi um retiro muito descontraído em que o Padre Eleutério respondeu a todos os questionamentos e enfatizou a importância do Movimento Cidadãos do Infinito e SALVAI ALMAS na diocese, tanto que o próprio bispo, ao nomeá-lo Diretor Espiritual, pediu atenção especial para o grupo no sentido de que seria uma semente que poderá dar muitos frutos.

PARTICIPANTES:  A pedido do Pe. Eleutério foi elaborado um LIVRO DE REGISTROS DE RETIROS onde cada participante deixou seus dados com endereço e contato:

Erica Dóris Becker, Marilice Bertuol Schwerz, Suzana Beatriz Garcia Schirmer, Marli Domingues Pinheiro, Júlia Maria Machado da Silva, Marlene Maria Rech, João Carlos Rech, Maria Helena Eick, Ivoni Schuster Lehmen, Clair Lambert, Sérgio Roberto Lambert, Liteli Goerck, Catarina Angela dos Santos, Ires Terezinha de Azevedo Moraes, Lourdes Froelich, Renato Luiz Goerck, Sandra Marilei da Costa, Sadir Lourenço Fernandes, Claudi Backes, Ivoneti Maria Rech, Valtrudes Margarida Rech, Annita Frantz Lauschner, Elza Silva Barbosa, Edith Eidt, Maria do Carmo Pires Frantz, Rodrigo Keller, João Inácio Lehmen e Lourdes Reichert

No sábado à tardinha foi rezado o rosário na Capela e depois celebrada a Santa Missa.

No domingo, com exposição e Bênção do Santíssimo, foi rezado o rosário, enquanto o padre atendeu a todos em confissão e depois celebrou a missa de encerramento.

Foi um retiro com as características próprias do Padre Eleutério e teve como primeira finalidade o conhecimento mútuo em dois aspectos: AD INTRA e AD EXTRA. A segunda finalidade foi o AUTO CONHECIMENTO PESSOAL e assim ter o domínio sobre si mesmo.

Um retiro é como um túmulo e pediu que não se comentasse sobre os assuntos pessoais e que ninguém está autorizado a comentar sobre a vida dos outros.

Precisamos ficar firmes sobre o tripé – DEUS, FAMÍLIA e TRABALHO – exercendo as virtudes teologais – FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE.

A evangelização é muito sutil e temos que sempre ter em mente que o que machuca não é o que vem de fora, mas o que sai de dentro.

ALGUNS TÓPICOS:

A RECOMPENSA - Tiago 5, 16 -20

"Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia. 17. Elias era um homem pobre como nós e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. 18. Orou de novo, e o céu deu chuva, e a terra deu o seu fruto. 19. Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade, 20. saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados."

PALAVRA DE DEUS – ORAÇÃO – CARIDADE – COMUNHÃO FRATERNA

ATOS DOS APÓSTOLOS 2, 41 – 47

"41. Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos. 42. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. 43. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. 44. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. 45. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. 46. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, 47. louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação."

O DESAFIO MAIOR É ENSINAR A PESCAR, E NÃO DAR O PEIXE.

Mesmo que apenas 1% aceite e aprenda a pescar...

Lembremos que ...” se tiver UM justo, não destruirei”

Santo Anselmo disse: “É bom ter e ter mais, para servir mais e servir melhor”.  Isso quebrou a TL

VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS - Tiago 1, 22 - 27

"22. Sede praticantes e cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. 23. Aquele que escuta a palavra sem a realizar assemelha-se a alguém que contempla num espelho a fisionomia que a natureza lhe deu: 24. contempla-se e, mal sai dali, esquece-se de como era. 25. Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera - não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder. 26. Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia a sua língua e engana o seu coração, então é vã a sua religião. 27. A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo."

QUEM SÃO OS ÓRFÃOS? 

Órfãos de pai – são os sem Deus, os que não querem Deus.

Órfãos de mãe – são os sem Igreja, sem religião.

Quem são as viúvas?

Ex: A Igreja é a esposa de Jesus Cristo, se alguém abandona a Igreja, ela fica viúva.

SEMPRE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO

Devemos ir onde está a dor.  

No hospital – não só o doente, mas os familiares que estão na volta.

No presídio – não só o presidiário... pense na mãe dele.

No velório e no enterro – não só no que ficou no cemitério, mas nos que saem de lá.

EVANGELIZAR  não é apenas atacar, mas fazer o outro pensar. – Gálatas 6, 8 - 10

"8. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. 9. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. 10. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé."  Quem semeia no Espírito, colhe alegria e salvação.

TEMOS QUE TER FÉ MADURA

CORRAMOS ATRÁS DA COROA IMPERECÍVEL

VAIDADE DAS VAIDADES, TUDO É VAIDADE

Ao final foi montada a PRIMEIRA COMUNIDADE APOSTÓLICA com adesão espontânea.

  1. PADRE ELEUTÉRIO ORSOLIN
  2. JOÃO CARLOS RECH
  3. MARILICE BERTUOL SCHWERZ
  4. MARIA HELENA EICK
  5. SUZANA BEATRIZ GARCIA SCHIRMER
  6. ERICA DÓRIS BECKER
  7. IVONI SCHUSTER LEHMEN
  8. SÉRGIO ROBERTO LAMBERT
  9. EDITH EIDT
  10. IVONETI MARIA RECH
  11. CLAUDI BACKES
  12. CATARINA ANGELA DOS SANTOS
  13. IRES TEREZEINHA DE AZEVEDO MORAES
  14. JOÃO INÁCIO LEHMEN
  15. RODRIGO KELLER

Além dos doze integrantes, o padre colocou mais 3 suplentes e marcou a primeira reunião de treinamento da Comunidade Apostólica para o dia 17 de setembro às 19h30 no Seminário São João Batista e poderão ser convidadas outras pessoas para esta reunião, pois  serão várias reuniões de treinamento até que se possa iniciar efetivamente o trabalho externo.

A PAZ DE JESUS, O AMOR DE MARIA E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO!




Artigo Visto: 1619



Total Visitas Únicas: 735.657
Visitas Únicas Hoje: 173
Usuários Online: 26