Cidadãos do Infinito




Caminhadas a Cemitérios
  • Voltar





03/11/2018
115ª CAMINHADA A CEMITÉRIOS
03/11/18


Foi realizada hoje, 03/11/8 sob a coordenação do Pe. Eleutério Orsolin, Diretor Espiritual do Movimento Cidadãos do Infinito, a 115ª Caminhada a Cemitérios, mas pela primeira vez nos moldes da caminhada com o Salvai Almas em 22/09/18, dentro da PASTORAL DA ESPERANÇA  da diocese de Santa Cruz do Sul.

PASTORAL DA ESPERANÇA

Com a aprovação do Bispo Diocesano Dom Aloísio Dili e do Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Roque Hammes, esta pastoral tem o objetivo de ser estendida em toda a diocese com a formação de líderes em cada comunidade.

As caminhadas serão realizadas sempre no primeiro sábado de cada mês e, a partir da experiência anterior e com a participação do Pe. Eleutério serão divulgadas nas respectivas paróquias, além da colocação de um cartaz na entrada dos cemitérios, convidando as pessoas a participarem das orações, Santas Missas, e Celebração da Palavra e sempre com a presença do sacerdote.

Ficou estabelecido um cronograma fixo para os próximos meses, que serão os mesmos cemitérios católicos quando da visita do SALVAI ALMAS.

9h –       CEMITÉRIO MUNICIPAL com SANTA MISSA  e Coordenação: João Carlos Rech  e Lourdes Froelich

9h45 –   CEMITÉRIO CATÓLICO SÃO JOÃO BATISTA  Com Celebração da Palavra e Coordenação: Suzana Beatriz Garcia Schirmer

10h30 – CEMITÉRIO CATÓLICO ARROIO GRANDE Com Celebração da Palavra e Coordenação: Sérgio e Clair Lambert

11h15 – CEMITÉRIO CATÓLICO LINHA SANTA CRUZ  Com Celebração da Palavra e  Coordenação: Pe. Eleutério Orsolin

A função dos coordenadores é convidar pessoas que tem seus entes queridos nos respectivos cemitérios para participarem e também para que tenham seus túmulos abençoados e comecem a praticar esta devoção.

Cada coordenador deverá também estar munido de velas, terços e santinhos para distribuir, além de folheto próprio explicativo sobre a PASTORAL DA ESPERANÇA, o qual ainda está em confecção.

Portanto a primeira experiência se verificou no dia 03/11/18 com boa presença, além do grupo, o que nos mostra que a ideia vai prosperar, aliado ao fato de que o padre promoveu uma grande surpresa aos que chegaram pela primeira vez, dando a cada um uma flor e uma vela, que no final, abençoada, foi colocada nos respectivos túmulos de familiares destas pessoas, sob grande emoção.

115ª CAMINHADA A CEMITÉRIOS - 03/11/18

Como primeira experiência foi excelente, porque, mesmo com o tempo chuvoso, muitas pessoas aceitaram o convite e compareceram e outras que, chegando ao cemitério naquele momento, aceitaram o convite e participaram.

Em cada cemitério foi montado um altar e além de velas e flores as pessoas também receberam terço e santinhos e o convite de que a cada primeiro sábado do mesmo, naquele mesmo horário, viessem e trouxessem mais pessoas.

Ficou estabelecido que em cada cemitério, antes das celebrações, será rezado o TERÇO DO AMOR e no final será dada a bênção do cemitério, das pessoas, das flores e das velas, além dos sacramentais, pelo sacerdote.

9h – CEMITÉRIO MUNICIPAL com CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA  

Neste cemitério estiveram presentes 24 pessoas entre os do grupo e convidados, os quais participaram da SANTA MISSA e receberam velas e flores para serem depositadas nos túmulos dos seus entes queridos.

Também foram rezadas as orações para conceder a indulgência a um falecido, a critério de cada um.

O Padre Eleutério, explicou detalhadamente em cada cemitério, a simbologia de finados, especialmente o significado das flores e velas.

9h45 –   CEMITÉRIO CATÓLICO SÃO JOÃO BATISTA  Com Celebração da Palavra

Neste cemitério estiveram presentes 14 pessoas, que participaram do TERÇO DO AMOR e da Celebração da Palavra e depois receberam velas e flores conforme a prática adotada.

Com o mesmo procedimento do primeiro cemitério, foi interessante notar que as pessoas se encantaram com a cerimônia e prometem voltar sempre.

10h30 – CEMITÉRIO CATÓLICO ARROIO GRANDE  Com Celebração da Palavra

Neste cemitério estiveram presentes 20 pessoas, que participaram do TERÇO DO AMOR e da Celebração da Palavra e depois receberam velas e flores conforme a prática adotada.

Alguns convidados e também pessoas que chegavam ao cemitério ficaram atentamente na celebração e também receberam velas e flores e também notou-se que voltarão.

11h15 – CEMITÉRIO CATÓLICO LINHA SANTA CRUZ  Com Celebração da Palavra

Aqui estiveram presentes 13 pessoas, que participaram do TERÇO DO AMOR e da Celebração da Palavra e depois receberam velas e flores conforme a prática adotada.

Estiveram presentes alguns convidados do padre Eleutério, líderes da comunidade local e que rezaram conosco o TERÇO DO AMOR.

Os horários foram rigorosamente cumpridos em cada cemitérios.

 

A SIMBOLOGIA DE FINADOS

O Pe. Eleutério explicou com detalhes o significado das velas e flores em comparação com a Comunhão dos Santos e falou das indulgências aos falecidos.

O cemitério é o ponto de chegada para o início de uma nova vida, é chamado campo santo, porque ali são depositados os corpos que são Templos do Espírito Santo. Se abrirmos um túmulo vamos ver ali as ruínas desse Templo.

Igreja Triunfante: São os que estão no céu e representados pelas velas.

                Eu sou a Luz do Mundo, quem me segue não anda nas trevas ...

Igreja Padecente: São todos os sepultados aqui e em todos os cemitérios e são representados pelas flores.

Igreja Militante: Somos nós peregrinos a caminho da eternidade.

 

Nossa próxima caminhada será no dia 1º/12/18 a começar pelo cemitério Municiipal.

A PAZ DE JESUS, O AMOR DE MARIA E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO!

 

 

 




Artigo Visto: 1613



Total Visitas Únicas: 737.015
Visitas Únicas Hoje: 229
Usuários Online: 49