Cidadãos do Infinito




O Céu, o Inferno, o Purgatório e o Limbo
  • Voltar





21/05/2021
Maior Dor do Inferno


         

Maior Dor do Inferno

 

          A espada que os traspassará com a maior tristeza será o pensamento de terem perdido Deus e de tê-lo perdido por sua própria culpa. Infelizmente eles são! Eles agora procuram perder Deus de vista, mas uma vez caıdos ́ no Inferno, eles não serão mais capazes de parar de pensar Nele, e nisso consistirá seu castigo.

          Santo Agostinho diz que no Inferno, os condenados serão forçados a pensar em nada além de Deus, e isso lhes causará um terrível tormento. E St. Bona-venture, expressando os mesmos sentimentos, diz que nenhum pensamento atormentará os condenados mais do que o pensamento de Deus. O Senhor concederá a eles um conhecimento tão vıvido ́ de seu Deus ofendido, Sua bondade tão indignamente rejeitada e, conseqüentemente, do castigo que seus crimes mereceram, que esse conhecimento lhes causará um sofrimento maior do que todos os outros castigos do Inferno.

         Lemos no livro de Ezequiel: “Sobre as cabeças das criaturas vivas estava a semelhança do firmamento, como a aparência de um cristal terrível de se ver, e estendido sobre suas cabeças acima." Explicando essas palavras, um autor diz que os condenados terão continuamente diante de seus olhos um terrível cristal ou espelho: com o auxıĺio de alguma luz fatal, verão, por um lado, o imenso bem que perderam ao perder voluntariamente a graça divina, e, por outro lado, eles verão a face justamente irada de Deus; e esse tormento superará em um milhão de vezes todos os outros castigos do Inferno.

          Sobre o mesmo assunto, o autor Cajetan faz a seguinte reflexão sobre as palavras de Davi: “Os ımpios ́ serão lançados no inferno, todas as nações que se esquecem de Deus”. (Salmos 9:18). O Profeta, diz este autor, não fala aqui de uma mudança de coração ou conversão, mas do espırito dos pecadores. Pois assim como os pecadores não desejam pensar em Deus durante esta vida, para que não sejam forçados a renunciar às suas paixões, eles serão forçados - apesar de si mesmos e por um justo castigo - a pensar continuamente em Deus no Inferno. Eles gostariam de excluir toda a lembrança de Deus de suas mentes, mas serão forçados a pensar sempre Nele, lembrando assim todos os benefıcios ́ que receberam Dele, bem como as ofensas que cometeram contra Ele e por que eles foram separados Dele por toda a eternidade.

 

TRECHO TIRADO DO LIVRO "COMO SERÁ O INFERNO"? DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO




Artigo Visto: 677



Total Visitas Únicas: 735.643
Visitas Únicas Hoje: 159
Usuários Online: 37