Cidadãos do Infinito




Nossa História
  • Voltar





04/01/2012
OS CENÁCULOS NAS COMUNIDADES DE VIDA E ORAÇÃO
Região de Santa Cruz do Sul



O nosso saudoso e querido Papa João Paulo II pediu que fossem criadas em todos os lugares do mundo, comunidades de vida e de oração com o objetivo de formar grupos para que rezassem juntos e que pudessem repartir tudo o que tivessem em comum, como nos tempos dos Apóstolos.
Estas comunidades são concebidas segundo um modelo próprio de acordo com as características de cada grupo e de cada região mas sempre com o objetivo maior de cultuar a espiritualidade profunda através da oração e dos Sacramentos da Igreja.

Nestas comunidades se cultivam alimentos, verduras e criação de animais e geralmente são construídas ou adaptadas em sítios ou lotes rurais junto a natureza e longe do barulho das cidades para favorecer a introspecção e a meditação.
O grande ícone de uma comunidade é sempre em primeiro lugar a capela onde são rezadas as missas em ocasiões próprias e a Cruz Gloriosa ou a Cruz Luminosa ou a Cruz de Dozulé ou ainda a Cruz da Ressurreição, que é uma cruz de 7m de altura que se ilumina a noite e onde é rezado o Terço da Misericórdia.
Nestas comunidades são realizados cenáculos de oração de um dia inteiro finalizando com uma Santa Missa e uma confraternização entre os presentes, sendo que todos os ritos orações e ações litúrgicas seguem fielmente a tudo o que manda a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, cujo chefe na terra é Bento XVI.

Na região de Santa Cruz do Sul existem hoje 3 ( três) Comunidades de Vida e Oração e poderão surgir outras desde que obedeçam aos moldes aprovados pelo nosso Bispo Diocesano Dom Sinésio Bohn o qual emitiu no ano passado um decreto de criação destas comunidades, com aval do Vigário Judicial da Diocese Pe. Erno Birck.
Dom Sinésio já visitou as três comunidades, rezou missa em duas delas e na outra rezou uma missa em latim a pedido dessas comunidades e nomeou como Diretor Espiritual das Comunidades de Vida e de Oração o Pe. Álvaro Lenhardt, que desde Setembro de 2006 acompanha estes grupos e lhes dá assistência espiritual.
Mensalmente é realizado um cenáculo no quarto domingo do mês em esquema de rodízio entre as 3 comunidades. Os Cenáculos com Maria, como são chamados, iniciam sempre às 8:00h da manhã e terminam às 16:00h com um Santa Missa. O Pe. Álvaro acompanha os cenáculos ouvindo confissões e participando de todas as atividades.

Estes cenáculos são abertos a todas as pessoas que quiserem participar ou que tiverem curiosidade de conhecer as comunidades ou que gostem de rezar e tenham necessidade de um dia de oração profunda . Mensalmente são feitos muitos convites a muitas pessoas, mas o número médio de presenças é de 30 a 50 pessoas.
Se você quiser dedicar um domingo inteirinho a Jesus e Maria e se você quiser fazer uma confissão geral e quiser rezar e cantar, venha aos nossos cenáculos com Maria. Nós temos um roteiro próprio de orações, terços e de adoração ao Santíssimo e cantos indulgenciados que todo mundo conhece e canta. É tudo muito simples como Deus é simples, como Jesus é simples e como Maria é simples.

Onde ficam as comunidades de Vida e de Oração:
1. Comunidade Nª Sª de Fátima de Vida e Oração em Malhada - Passo do Sobrado
2. Comunidade São José de Vida e Oração em Cerro Alegre Alto - Santa Cruz do Sul
3. Comunidade Nª Sª das Graças de Vida e Oração em Linha Cereja - Vera Cruz


CONVITE PARA O PRÓXIMO CENÁCULO
Venha participar conosco no próximo cenáculo com Maria. Contate conosco.
Este é um convite especial da Mãezinha do Céu que sempre nos acompanha em todos os cenáculos. Rezamos pela Igreja, pelos sacerdotes e seminaristas, pelos doentes e principalmente pelas santas almas do Purgatório.

Você pode nos encontrar diàriamente na Catedral São João Batista nas missas de sábado e domingo e também de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:
Ás 3:00 horas da Tarde no Terço da Misericórdia
Ás 18:15 horas na Santa Missa diária
Ás 19:00 horas na oração do Rosário no Sacrário

Venha rezar conosco e ajude a salvar mais almas do purgatório






Artigo Visto: 2184



Total Visitas Únicas: 732.567
Visitas Únicas Hoje: 38
Usuários Online: 30