Cidadãos do Infinito




Santa Missa
  • Voltar





09/01/2012
QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA A MISSA
Porque tanta pressa?


A maioria das pessoas chega a Igreja para a missa, quase sempre na última hora ou em cima da hora ou faltando uns minutinhos ou passando uns minutinhos.

Mas quantos chegam, pelo menos alguns minutos, antes de começar?

A missa, na verdade, começa quando ainda em casa eu decido que vou para a Igreja e esta preparação continua quando chego 10 ou 15 minutos antes de começar para me colocar em estado de oração, fazer um exame de consciência, oferecer a missa, pedir ao Espírito Santo que me assista, pedir ao Anjo da Guarda que me acompanhe, invocar os anjos e santos, pedir a intercessão da Virgem Maria, pedir a libertação das almas do purgatório e tantas e tantas coisas que podemos pedir e agradecer e ainda, rezar pelos pecadores, pela Igreja, pelo Papa, pelos Bispos e pelos Sacerdotes e Seminaristas, além dos pedidos pela família e dos pedidos particulares, cujas graças vamos suplicar.

Depois de iniciada a missa é muito difícil e não há tempo para isso porque temos que participar e ficar atentos para que juntos com o sacerdote a nossa missa tenha uma maior eficácia, ou seja, para que mais e maiores graças alcancemos do Céu.

É exatamente essa eficácia da missa que faz a diferença quando constatamos o quanto nós progredimos espiritualmente durante a nossa vida e a cada retrospectiva que fazemos ao final de cada ano quando temos que avaliar a nossa jornada neste mundo á luz da fé, do evangelho e das leis de Deus e da Igreja.

Outro dia cheguei atrasado à missa e o Padre lá do altar, de maneira pouco sutil e direta, disse:"Estes que chegaram atrasados podem ir direto para o confessionário". Exageros a parte, o Padre tem razão sim, porque nós não admitimos chegar atrasados ao cinema, a um show, a uma festa, a um jogo de futebol, mas constantemente nos atrasamos para a missa, sem nos darmos conta de que é DEUS que nos aguarda, é JESUS que nos está esperando, é o Céu que pede a nossa presença para louvar e adorar, suplicar e levar a nossa oferta, enfim é ali que vai se desenrolar o mais espetacular, o mais fantástico, o mais extraordinário e o maior milagre da face da terra, ou seja, ali vai acontecer a transubstanciação do pão e do vinho, no CORPO e no SANGUE de JESUS CRISTO.

Não se trata de simples representação como dizem os protestantes, mas se trata da PRESENÇA REAL DE JESUS NA EUCARISTIA. Por isso, conscientizados do verdadeiro valor da missa, passemos a atribuir-lhe o devido respeito e consideração.

Este mesmo Padre certo dia quando ainda abençoava os fiéis ao final da missa e vendo que muitos já tinham ido e outros saíam como que correndo da Igreja ainda quase gritando disse: "Que Deus vos abençoe e duvido que o Senhor vos alcance". Claro que isso foi como que uma brincadeira do Padre, mas ao mesmo tempo ele estava preocupado com essas pessoas que não recebem a bênção final da missa, que é muito importante e por isso deveria ser recebida de joelhos.

Essa pressa das pessoas denota uma certa impaciência com as coisas de Deus, porque normalmente são essas mesmas pessoas que sempre reclamam que a missa que leva uma hora é muito demorada, que o Padre fala demais, que a missa foi chata, mas que nunca reclamam de ficar horas vendo novelas, um filme ou um jogo de futebol, ou seja têm todo o tempo do mundo para as coisas fúteis e não tem uma horinha por semana para Deus.

Por tudo isto vale a pena chegar pelo menos 5 ou 10 minutos antes de começar e também cuidar para não sair correndo ao final da missa, ou até mesmo antes da bênção final e sim permanecer mais um ou dois minutos para a AÇÃO DE GRAÇAS e fazer um pouco de companhia a JESUS que ficará sozinho quando todos forem embora.

Aliás a visita ao SACRÁRIO deveria ser um hábito nosso e fazê-lo regularmente, senão diáriamente e assim escutar JESUS no silêncio.

JESUS tem muita coisa a nos dizer a nos inspirar. Temos que abrir a porta do nosso coração, temos que permitir que ELE possa adentrar e ali fazer morada. "Eis que estou a porta e bato", disse Jesus.

Mas, se você não costuma ir à missa, você não deve estar entendendo nada e não sabe o que está perdendo, aliás um casal amigo, atualmente costuma não perder nem um dia a santa missa para recuperar as missas que deixaram de assistir quando não entendiam o seu INFINITO VALOR.

Informe-se sobre a missa e como melhor assistir e participar e então obter as graças pedidas.

O Céu precisa de missas mais eficazes onde os fiéis, em estado de graça, obterão maiores favores, afinal uma alma em pecado não tem seus pedidos atendidos da mesma forma como aqueles que antes procuram um confessionário. Trata-se de maior ou menor sintonia com o Céu.

João Mateus
joaomateus@tecksoft.com.br







Artigo Visto: 1611



Total Visitas Únicas: 737.784
Visitas Únicas Hoje: 274
Usuários Online: 50